O que foi proibido após julho de 2021?
Há grandes mudanças em curso na UE. Observe que o PLA não está sendo banido. A partir de julho de 2021, várias proibições materiais entraram em vigor para os estados membros da UE:
I. TALHERES DE PLÁSTICO, PLACAS, ESTIRADORES e PALHAS:
Cada estado membro está decidindo se deve proibir ou permitir esses itens feitos de materiais vegetais e compostáveis. Isso significa que alguns países da UE, como a Itália, ainda podem permitir produtos compostáveis da Vegware, como talheres CPLA ou canudos PLA.
II. PLÁSTICOS OXO-DEGRADÁVEIS:
Comum em xícaras frias, talheres, canudos e sacolas de compras, e muitas vezes rotulado como ‘degradável’ ou vendido de forma confusa como ‘biodegradável’.
São plásticos convencionais com um aditivo para fragmentá-los em pequenos flocos, mas não são adequados para reciclagem ou compostagem.
III. RECIPIENTES DE POLIESTIRENO EXPANDIDO PARA ALIMENTOS E BEBIDAS( também conhecidos como isopor):
Material muito comum em xícaras, conchas, pratos e tigelas.
Quando entra em vigor?
As proibições de material plástico entram em vigor em julho de 2021 . Acertado em 2019, os estados membros da UE têm dois anos para transformar a legislação em suas próprias leis nacionais. Existem prazos diferentes para atingir vários objetivos.
Que outras mudanças existem?
A responsabilidade estendida do produtor deve aumentar para alguns itens. Todos os fabricantes de embalagens, incluindo a Vegware, pagarão mais pelo gerenciamento de resíduos e pela conscientização. Isso se aplica a estes itens:
• Sacolas leves
• Copos de bebida
• Recipientes para alimentos, incluindo caixas de salada, sanduíches e embalagens de fast-food para alimentos frescos ou processados que não precisam de preparação adicional.
Por que a UE está fazendo essas mudanças?
Esta nova orientação abrangente da UE visa reduzir a poluição marinha por plástico. Baseia-se nos 10 artigos de plástico de utilização única e nas artes de pesca que representam 70% do lixo marinho na Europa.
“A Estratégia Europeia para os Plásticos é um passo em direção ao estabelecimento de uma economia circular em que o design e a produção de plásticos e produtos plásticos respeitem plenamente as necessidades de reutilização, reparo e reciclagem e na qual materiais mais sustentáveis sejam desenvolvidos e promovidos.”
Reutilizáveis mais Vegware
Ambientalistas aconselham maior reaproveitamento, mas reconhecem que os descartáveis têm lugar.
“Um copo reutilizável para sua cerveja, mas para seus falafels, você provavelmente deveria ter Vegware”, de acordo com Richard Dixon, executivo-chefe da Friends of the Earth Scotland.
Muitos clientes agora oferecem uma opção reutilizável e uso para situações em que os reutilizáveis não são práticos. Com nosso suporte ambiental especializado e acesso comercial cada vez maior à compostagem, a Vegware está em uma posição única para ajudar os clientes a alcançar suas ambições de resíduos.
Onde a compostagem não é possível, nossos materiais à base de plantas têm um bom desempenho na incineração, produzindo calor, mas sem gases voláteis; no aterro, o PLA permanece inerte e não emite metano.